Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional

Desde 1966, o principal promotor da integração energética no Brasil

Exportação de vertimento turbinável: resultados de março/2023

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) publicou aqui os resultados do processo competitivo de Exportação de Vertimento Turbinável de março de 2023.

 

Foram exportados 848.109 MWh para a Argentina e 358.757 MWh para o Uruguai durante o mês de março/2023, a um preço médio de R$ 213,89. 

 

A Energia Vertida Turbinável (EVT) apurada pelo ONS durante o mês de março foi de 9.761 GWh; portanto, foi comercializado aproximadamente 12% do total da EVT.

 

Este processo vem sendo aprimorado desde seus primeiros resultados apurados em janeiro de 2023, quando foi comercializada aproximadamente 6% da EVT. Em fevereiro, o resultado da comercialização foi de 9,5% da EVT. 

 

O processo competitivo de Vertimento Turbinável foi estabelecido em outubro de 2022 por meio da Portaria nº 49/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME), e visa a permitir a comercialização da energia vertida pelas hidrelétricas participantes do MRE com a Argentina e Uruguai, países que hoje possuem interligação física com o Brasil.

 

O recurso financeiro proveniente do processo competitivo promovido é rateado entre as usinas participantes do MRE, com o mesmo critério de rateio desse Mecanismo, à exceção das usinas do regime de cotas de garantia física e da Usina Hidrelétrica Itaipu, cujo recurso é destinado aos agentes distribuidores cotistas com fins de modicidade tarifária.

 

Os resultados apontam uma grande oportunidade para o Brasil, com o aproveitamento de uma energia que não seria usada para seu consumo próprio, e para os países vizinhos que precisam da energia a um preço competitivo.

 

Este procedimento é uma parceria da CCEE com o Operador Nacional do Sistema (ONS).

Contato