Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional

Desde 1966, o principal promotor da integração energética no Brasil

Quem Somos

O Comitê Brasileiro da CIER – BRACIER – é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que desde 1966 atua como o principal promotor da Integração Energética Regional no Brasil. 

 

Além de promover a integração energética entre o Brasil e os países da América Latina e Caribe, favorece o aumento da eficiência e da segurança do setor energético brasileiro e dos países integrantes da Comisión de Integración Energética Regional – CIER.

 

As atividades do BRACIER são pautadas pelo intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos dentro do contexto geral de integração entre o Brasil com os países e as empresas membro.

 

A CIER é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1965 e sediada em Montevidéu, possuindo Comitês Nacionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Peru, e um Comitê Regional que congrega países da América Central e Caribe.

------------------

------------------

Estrutura Organizacional



------------------

História do BRACIER

Em 10 de Julho de 1964, por iniciativa do Governo Uruguaio, foi realizado na cidade de Montevidéu o Primeiro Congresso de Integração Elétrica Regional, que contou com a participação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai.

O evento teve como finalidade discutir uma adequada política de integração e complementação nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica entre os países, assim como tomar em conta os problemas comuns por eles observados.

 

Implicitamente, também buscava o intercâmbio de conhecimento de recursos energéticos, planos de expansão, políticas tarifárias e a possibilidades de negócios, além do estabelecimento de uma rede de contatos entre as diversas organizações e empresas.

 

Para desenvolver tais ações, ficou definido que cada país formaria um Comitê Nacional com o objetivo de difundir as atividades e propiciar o cumprimento das resoluções do Comitê Central – organização dos representantes de cada Comitê Nacional.

 

A Comissão de Integração Elétrica Regional (CIER) foi criada neste evento, e passou a funcionar efetivamente em 1965.  Hoje a CIER ampliou sua abrangência: com uma mudança estatutária recente, de Elétrica a CIER passou a ser a Comissão de Integração Energética Regional. É uma entidade sem fins lucrativos, sediada em Montevidéu e possui Comitês Nacionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Peru. Também congrega um Comitê da América Central e Caribe, um membro associado da Espanha e algumas entidades vinculadas. 

 

No Brasil, essa atuação é realizada pelo BRACIER (Comitê Brasileiro da CIER). Entidade sem fins lucrativos, criada em 1966 por meio do estatuto de constituição aprovado pela DEE da ELETROBRAS (RES-758/66 de 11/11/1966) e homologado pelo Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica – CNAEE, em 1967. O Regimento Interno foi aprovado pela Portaria nº 197 de 23/07/1990 do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica – DNAEE, publicado no Diário Oficial da União de 02/08/1990.

 

Em 20/02/2008, o BRACIER tornou-se uma instituição de direito privado, com personalidade jurídica, permanecendo como uma instituição sem fins lucrativos. O BRACIER tem como um dos seus objetivos permanentes o intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos entre as empresas afiliadas dentro do contexto geral da integração entre países e afiliadas, além de divulgar a engenharia brasileira. 

------------------

Objetivos principais

Intercambiar informações nas áreas: técnica, econômica, jurídica e regulatória no âmbito do BRACIER e da CIER;
Promover eventos e cursos nacionais e internacionais visando estreitar o relacionamento e o intercâmbio entre empresas, especialistas, executivos e empresários, brasileiros e estrangeiros;
Divulgar dados, publicações, notícias da CIER e do Setor Elétrico Brasileiro no Brasil e no exterior;
Desenvolver e atuar diretamente ou através das empresas afiliadas em projetos de cunho técnico, gerencial, comercial, regulatório e empresarial de iniciativa própria e/ou da CIER;
Coordenar atividades de interesse comum entre empresas afiliadas, inclusive no campo da pesquisa.

Contato