Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional

Desde 1966, o principal promotor da integração energética no Brasil

Brasil terá papel protagonista na transição energética, diz Ministro em reunião do G20

Nos dias 2 e 3 de abril, o Brasil – representado pelo Ministério de Minas e Energia – participou do grupo de trabalho de transição energética (ETWG) em um evento realizado na cidade de Gandhinagar, Índia. A participação do país no grupo de trabalho é fundamental para que o G20 busque soluções conjuntas para um futuro mais sustentável.


O GT tem como objetivo principal discutir e encontrar soluções para a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis. A participação do Brasil neste grupo de trabalho é de grande importância, uma vez que o país é um dos maiores produtores de energia renovável do mundo, com destaque para a energia hidrelétrica.

 

O Brasil teve a oportunidade de compartilhar sua experiência na produção de energia renovável e discutir com outros países soluções para os desafios da transição energética. O país também pôde aprender com a experiência de outros países e discutir possíveis parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias.

 

Segundo o Ministro Alexandre Silveira, “são debates que permitem ampliar a cooperação internacional com a redução das emissões de gases de efeito estufa e ampliação do acesso de energia limpa, consideradas prioridades do Governo do presidente Lula. Com esse esforço conjunto, garantiremos uma transição energética justa, acessível e inclusiva, permitindo que ninguém seja deixado para trás neste importante processo”.

 

A participação do Brasil no grupo de trabalho de transição energética é um sinal de compromisso do país com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas. O Brasil tem um grande potencial para a produção de energia renovável e pode contribuir significativamente para a transição energética global. Além disso, a participação do país em eventos como esse é importante para fortalecer a cooperação internacional em prol de um futuro mais sustentável.

 

Um dos temas destacados foi a ampliação do uso de bioenergia para que os países possam atingir as metas climáticas de descarbonização. O diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos, da Secretaria de Planejamento e Transição Energética do MME, Gustavo Masili, representou o país no evento e destacou a experiência brasileira nesse sentido.

 

“No Brasil, a bioenergia nunca foi deixada de lado. A bioenergia moderna e sustentável é a fonte de energia limpa mais importante em nosso país. Para ser preciso, corresponde a um terço da oferta total de energia. É uma das principais razões pelas quais temos, de longe, a matriz energética mais renovável de todas as grandes economias do mundo”, destacou Masili.

 

Mais sobre a ETWG

 

A 2ª reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas (ETWG) do G20 contou com a participação de mais de 100 delegados de países membros do G20, 10 países convidados especiais e 14 organizações internacionais. Os participantes também avançaram nas negociações para que o G20 apresente roadmap para financiamento de baixo custo para a transição energética em países em desenvolvimento e para colaboração em minerais críticos. Uma reunião ministerial do G20 está programada para ser realizada na cidade de Goa em julho deste ano, onde devem ser apresentadas as metas definidas a partir das reuniões do GT.

 

Com informações do Ministério de Minas e Energia.

Contato