Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional

Desde 1966, o principal promotor da integração energética no Brasil

Presidente do Conselho do BRACIER fala sobre integração energética regional

O Diretor de Geração da Eletrobras e Presidente do Conselho de Administração do BRACIER, Pedro Jatobá, citou a existência de três ondas de integração energética regional no webinar “Integração Energética Regional”, realizado em 15 mar. 2023 e promovido pelo Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV CERI).

 

A primeira onda iniciou na década de 1960, quando o processo de integração se deu por meio de investimentos estatais na busca dos países por sua própria eletrificação e na exploração de potenciais hidrelétricos de rios de fronteira. Surgiram assim as grandes hidrelétricas de Itaipu e Salto Grande, e mesmo os empreendimentos que hoje são majoritariamente de interconexão de transmissão surgiram como um projeto de empreendimentos binacionais que não saíram do papel (caso dos aproveitamentos hidrelétricos de Panambi e Garabi).

 

A segunda onda ocorre na virada do século XX para XXI, com a abertura dos mercados e a reestruturação subsequente, bem como com o advento das novas tecnologias (eólica, solar) que criaram uma nova perspectiva para a integração, com os desafios técnicos que estes tipos de tecnologia impõem. Além disso, ressalta o executivo, como durante a segunda onda os geradores deixaram de ser exclusivamente estatais, houve a necessidade de regular a precificação da energia intercambiada e resolver os desafios advindos dessa realidade.

 

A terceira onda, segundo Jatobá, “ainda não começou mas já está muito claramente apontada e vai mudar acrescentar uma camada de desafios e oportunidades”. O principal vetor dessa terceira onda é a descarbonização das economias. Ela mira o mercado global dos combustíveis verdes, representando uma demanda totalmente nova e diferente, e para a qual a eletricidade passa a ser um insumo. Como vamos lidar com essa nova realidade frente às limitações hoje existentes, considerando o papel do consumidor no processo, definirá o sucesso ou fracasso dessas medidas para a integração regional.

 

Jatobá ainda aponta que “tem muito estudo a ser feito, mas a boa notícia é que esse vai ser um mercado cada vez mais pujante e relevante, e o Brasil tem tudo para participar”.

 

Participaram ainda do webinar a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum, e o senior Programme Officer do REmap, da International Renewable Energy Agency (Irena), Ricardo Gorini.

 

O webinar está disponível no canal da FGV no YouTube, e pode ser acessado aqui:

Contato